sábado, junho 16, 2012

Ritchie Blackmore: "me entedio e distraio muito facilmente"



Veja esta matéria traduzida no Whiplash.net >
A Fender.com conduziu uma entrevista com o lendário guitarrista Ritchie Blackmore (DEEP PURPLE, RAINBOW, BLACKMORE'S NIGHT). Seguem abaixo alguns trechos da conversa.

Fender.com:
Como membro fundador do DEEP PURPLE e do RAINBOW, é muito interessante que você também tenha se tornado bem-sucedido em um gênero totalmente diferente. Quando você sentiu pela primeira vez uma inclinação pela música com inspiração renascentista?

Ritchie Blackmore: "Eu senti uma inclinação pela música renascentista desde que ouvi a canção 'Greensleeves', quando tinha 11 anos. Depois novamente em 1972, quando ouvi David Munrow & Early Music Consort of London. Sempre ouvia esta música em casa ou nos hotéis na estrada. Era fascinado pelo som das flautas daquela época".

Fender.com: "Secret Voyage" foi descrito como um álbum que leva seus ouvintes a uma "busca musical - uma viagem através do tempo e espaço". O single "Locked Within the Crystal Ball" faz isto com uma tradicional melodia escrita pelo Rei Alfonso X de Castela servindo como semente para seu arranjo e composição final. Candice chamou isso de "Blackmor-izador". Você pode descrever este processo criativo com mais detalhes?

Ritchie Blackmore:
"Isto apenas desenvolve-se naturalmente. O trabalho fica muito mais fácil quando você já tem uma melodia que existe para trabalhar. Às vezes funciona adicionando instrumentos modernos. Às vezes não. Acho que deu certo em 'Crystal Ball'".

Fender.com:
Você também revisitou um clássico do RAINBOW, "Rainbow Eyes", neste álbum. Ela ficou conhecida como uma das mais leves canções do RAINBOW, descrita como algo celeste. Ela se encaixou bem como uma canção do BLACKMORE'S NIGHT, e como você determinou o novo arranjo?

Ritchie Blackmore: "Qualquer coisa melódica serve para ser incluída nesta banda. Originalmente ela era muito acústica e desta vez acrescentamos a guitarra elétrica para dar uma dimensão diferente".

Fender.com: Sua introdução de guitarra para "Smoke on the Water", do DEEP PURPLE, é largamente considerada um dos mais famosos riffs do rock'n'roll. A letra da música foi inspirada pelas experiências que a banda teve quando um incêndio atingiu o Cassino de Montreux em Montreux, na Suíça, mas como surgiu este famoso riff?

Ritchie Blackmore: "Ian Paice (baterista do DEEP PURPLE) e eu sempre costumávamos tocar juntos, somente nós dois. Foi um riff natural para tocar na hora. Foi a primeira coisa que veio a minha cabeça durante aquela sessão".

Fender.com: É dito que você nunca toca o mesmo setlist quando viaja ou toca a mesma canção da mesma forma duas vezes. É este estilo improvisacional um desejo de ser único, uma contínua busca pelo perfeccionismo, ou você apenas fica entediado facilmente ao ser repetitivo?

Ritchie Blackmore: "A última opção. Fico muito entediado e distraído facilmente. Nunca consigo lembrar partes, linhas, qualquer coisa do conjunto. Nunca poderia ser um ator".

Fender.com:
É verdade que quando seu pai lhe comprou sua primeira guitarra aos 11 anos era na condição de que alguém lhe ensinaria corretamente a tocar senão ele esmagaria sua cabeça com ela?

Ritchie Blackmore: "Sim, é verdade. Ele realmente disse isso. Acho que ele estava pensando que eu novamente ficaria entediado facilmente e pensou que fosse uma fase passageira - que eu não continuaria tocando o instrumento. Inicialmente eu queria ser trompetista, mas o instrumento era muito caro. Depois, um baterista, mas elas eram muito caras. Então meu pai me comprou uma guitarra. Era mais barata. Eu queria ser Eddie Calvert; ele era trompetista, quando eu tinha 8 anos".

Fender.com: Você poderia falar sobre sua evolução como guitarrista, das primeiras lições clássicas ao DEEP PURPLE e sobre o baixista e produtor do RAINBOW, Roger Glover, ter lhe ajudado a reconhecer que, embora tocar com velocidade pode parecer vistoso, diminuir a marcha e segurar uma nota é também uma verdadeira arte?

Ritchie Blackmore: "Percebi que quando comecei a tocar guitarra queria ser muito rápido. Depois percebi, quando este efeito diminuiu, que tocar mais devagar e com mais sentimento e emoção era muito mais difícil. Levou alguns anos para me acostumar a tocar lentamente. Agora eu acho mais difícil tocar rápido".



Traduzida por Angélica Souza.

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